quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Tanta reforma para fazer no Brasil, e se propõem à lingüística...

Estou extremamente estupefata. E, acreditem, não é nada relativo à infeliz absolvição de Renan Calheiros(já que de fato isso não me surpreende nem um pouco, apenas confirma a imagem que eu já tinha dessa raça facilmente corrompível). Estou pasma devido à iminente reforma ortográfica a que seremos submetidos a partir de 2008.

Cortaram o trema, os acentos circunflexos e os de ditongos abertos, além de alterarem as regras do hífen e incorporarem as letras k, w e y. A Associação Brasileira de Letras acredita que, se tal projeto for efetivado, as relações entre os países falantes da língua portuguesa irão encontrar mais facilidades em suas relações diplomáticas e até mesmo econômicas. Me poupe! Se designássemos a unificação lingüística como condição a um país se efetivar no mercado internacional, 1,3 bilhões de chineses já estariam morrendo de fome.

Levei anos para aprender que microondas se escreve tudo junto, e agora decidiram que levará hífen. Enquanto anti-semita ou infra-som passaram a ser antissemita e infrassom.

Sinceramente, não sei se vou agüentar(SIM, com trema!).
E a ABL ainda insiste que devemos ficar tranquilos, que as regras serão facilmente adaptáveis.

Tranquila talvez fiquemos,
Tranqüilos, nunca mais.

Um comentário:

Unknown disse...

Achei alguém tão indignada quanto eu em relação à "reforma" proposta pela ABL.
Ah, Carol, belo texto :)